sábado, 26 de setembro de 2009

O diretor de arte


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROMOÇÃO

Em Outubro o Cinema 11 vai dar um DVD com os 10 programas da série Créditos a um de nossos telespectadores. Para ganhar você precisa enviar um e-mail para leo_leite@cinemaonze.com com um pequeno texto comentando a série. O melhor texto leva pra casa o DVD. É importante que você coloque seu nome, seu e-mail e seu telefone para que a nossa produção possa entrar em contato.
Boa sorte e sejam criativos!

A promoção só é valida até o dia 5 de outubro.

domingo, 13 de setembro de 2009

Quando Paris Alucina

Infelizmente eu demorei para tomar conhecimento sobre esse filme. Quando Paris alucina é um longa metragem hollywoodiano estrelado pela bela Audrey Hepburn. O filme narra a história de uma datilografa contratada para escrever um roteiro junto com o roteirista Richard Benson (William Holden), ele é até criativo mas não tem muita disposição para o trabalho. Juntos, os personagens, criam um roteiro de cinema e o vivem ao mesmo tempo. É uma boa dica pra quem quer ser roteirista. Tem bons exemplos de narrativa e mostra como se deve formatar um roteiro. Mas eu creio que esse filme não vai estar presente na série Créditos. Uma pena. Mesmo assim assistam.





sexta-feira, 11 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Crepusculo dos Deuses

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)


A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Blvd. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como cativeiro perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história, e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.



Direção:
Billy Wilder » Roteiro: Billy Wilder, Charles Brackett, D.M. Marshman Jr. » Gênero: Drama » Origem: Estados Unidos » Duração: 110 minutos

fonte: Cine players


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Folha de continuidade


Pra quem se interessa pelo assunto tá aqui dois modelos de ficha de continuidade para baixar. Divirtam-se.


terça-feira, 8 de setembro de 2009

Análise técnica

Mais coisinha pra vocês baixarem. Vejam aí um modelo de Análise técnica. Coisas que nós citamos no programa sobre os produtores.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Falha nossa

E aí, gostaram do programa sobre o continuísta? Já procuraram outros erros pelos filmes? Tem muitos né? Nas minhas buscas pela internet eu encontrei um site bem legal onde você encontra os erros de grandes filmes como Titanic, O gladiador, entre outros, muitos outros. Quem tiver curiosidade é só dá uma passadinha no Falha nossa.
Até breve!

domingo, 6 de setembro de 2009

Ordem do dia

No programa sobre os produtores a gente falou sobre a ordem do dia. Um documento que ajuda a manter a organização de tudo que vai ser realizado durante o dia de filmagem. Pra quem quer ser produtor, ou produzir um filme eu estou disponibilizando aqui dois modelos de ordem do dia para você baixar.

sábado, 5 de setembro de 2009

Dirigindo no escuro

Um filme de Wood Allen, isso já diz tudo! É pra rir do começo ao fim. Allen dá vida a um fracassado diretor de cinema que tem de fazer videos publicitários para se sustentar. Quando surge a oportunidade dele voltar para os set's de filmagem com força total, ele acaba perdendo a visão temporariamente. Isso foi causado por uma séria crise de nervosismo. Imagine, dirigir um filme inteiro no escuro. Esse filme é impagavél, vale a pena conferir.


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Autorização de imagem

Como falamos, o produtor precisa ter a autorização de imagem de todas as pessoas que aparecem no filme, seja figurante ou protagonista. Tem aí alguns modelos de autorização de imagem pra download. Lembre-se são modelos, podem ser mudados de acordo com a sua produção.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que faz o continuísta?


A noite americana

Sem dúvida de todos os filmes metalinguisticos que eu assisti, A noite americana é o mais completo de todos. Por isso ele vai estar presente em diversos episódios da série créditos. A noite americana é um filme de Truffaut, onde o próprio atua, dando vida a um diretor de cinema. Noite americana é uma tecnica muito usada nos Estados Unidos pra filmar cenas externas noturnas durante o dia. Se coloca um filtro escuro na câmera que dá essa impressão de ser noite. Além do filme levar você em um passeio criativo pelo set de filmagem, ele retrata muito bem os problemas que podem ocorrer em uma produção audiovisual. Os egos, as decisões e as dificuldades que ocasionalmente vão surgindo. Muito, muito bom esse filme. Eu indico!